Mês
das Biblliotecas Escolares – International
School Library Month
Durante o mês de outubro, as
bibliotecas escolares assinalaram o MIBE/ISLM, assim definido pela UNESCO, com
a dinamização de algumas atividades. Destacamos as sessões de Formação de
Utilizadores e os Bibliopaper para os
alunos dos primeiro, segundo e quinto anos de escolaridade. Estas atividades
pautaram-se pelo grande dinamismo dos alunos em processo de aprendizagem das
regras de funcionamento das Bibliotecas e das regras de pesquisa bibliográfica.
Neste âmbito, a aprendizagem lúdica favoreceu a interiorização de regras e
métodos criteriosos de pesquisa e utilização da informação. Traduziu-se em
diversão com risos e tropelias à mistura onde a “caça ao tesouro/ bibliopaper”,
para os alunos do primeiro ano, constituiu um momento a realçar, pela inocência
da aplicação de conhecimentos por parte de alunos que ainda não dominam o
processo de leitura, o que nos remete para a importância da leitura em
múltiplas formas e diferentes suportes, incluindo a aprendizagem de novo
vocabulário e a criação de neologismos divertidos, como é o caso da palavra
“bibliotequista” (presume-se que seja qualquer coisa entre “bibliotecária” e
“catequista”, o que não é ilógico,
atendendo a que o que se esteve a fazer foi uma “catequese sobre a biblioteca”,
bastante aprazível). O “tesouro” de rebuçados de fruta esperou os alunos do
primeiro ano, pois quem descobrisse “o sapatinho” (aliás, um sapatão, da
autoria da Prof.ª Maria da Luz Alves), também descobriria o “livrinho”, um
livro-puzzle onde as peças escondidas e achadas seriam de novo integradas. Para
os restantes alunos, o sabor da participação materializou-se na oferta de um
marcador de leitura, um Bookmark ISLM.
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